quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Santo do Dia: São Daniel Brottier


Daniel Brottier era natural da França. Nasceu no dia 7 de setembro de 1876. Ingressou na Congregação do Espírito Santo (Padres Espiritanos) e por sete anos foi missionário no Senegal (África).

Na Primeira Guerra Mundial, alistou-se voluntariamente como capelão militar nas linhas de frente. Por quatros anos, assistiu os moribundos, cuidou dos feridos, deu assistência espiritual a seus compatriotas. No fim da Guerra foi condecorado com a Cruz da Guerra e com a Legião de Honra. Em 1923, tornou-se diretor da Casa dos Órfãos Aprendizes de Auteuil, que chegou a abrigar cerca de mil e quatrocentos jovens abandonados e carentes. Fundou também a União Nacional dos Antigos Combatentes, com cerca de dois milhões de associados. Sua fé, sua oração, sua grande capacidade inventiva e de organização fizeram dele um apóstolo e homem de empresa, empreendedor e contemplativo, Daniel Brottier foi um homem de nosso tempo. Morreu no dia 28 de fevereiro de 1936.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1984, em Roma.


Oração: Prece dos homens de boa vontade


Deus, nosso Pai, nós vos pedimos por todos aqueles que procuram, conforme o desígnio de vosso amor, criar melhores condições de vida, uma ordem social mais justa e mais humana. Multiplicai, Senhor, os corações sensíveis e capazes de se despojarem em favor do próprio irmão, dedicando a eles o seu tempo, colocando-lhes a serviço suas capacidades, dons de vós recebidos. Senhor, que a nossa presença no mundo seja atuante, eficaz e combativa. Sejamos o fermento na massa, a luz que clareia, o sal que salga e dá sabor. Livrai-nos da indiferença, das neutralidades culposas, do medo de nos comprometer radicalmente com o vosso Reino de Justiça e de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário