quinta-feira, 1 de março de 2012

Santo do Dia: Santo Albano (Saint Germain)



Há nos anais da Igreja treze santos com este nome, sendo que oito foram bispos e três deles são comemorados nesta data: um venerado mártir inglês, que antes era chamado de Albano e os bispos de Vercelli e de Angers. Os mais conhecidos historicamente são os dois últimos.

Santo Albino de Vercelli foi nomeado bispo em 452. Foi o quinto sucessor do fundador da diocese, Santo Eusébio. Contam as tradições que Albino, como novo bispo, construiu a igreja metropolitana sobre a antiga e pequena basílica de Santo Eusébio e, no dia da sua inauguração, recebeu a visita de São Germano, que não havia sido convidado e nem sabia da solenidade. São Germano estava de viagem para Ravena onde, depois da parada em Vercelli, acabou encontrando a morte.

Seu corpo foi trasladado para a igreja que visitara antes de morrer e, assim que foi colocado no centro do templo, todas as luzes se acenderam.

Até aquele instante, apesar de já abençoada e inaugurada, ninguém ainda havia conseguido acender as luzes da Igreja. Teria sido um presente de São Germano a seu futuro companheiro de beatificação, Santo Albino.

Já de Santo Albino de Angers sabemos que nasceu em Vannes, na França, em 496. Era descendente de família nobre e, para entrar num mosteiro em Ticillac, teve que abdicar de títulos e abrir mão de uma grande e rica herança.

Foi abade durante 25 anos e, apesar da modéstia e da humildade que o faziam recusar qualquer premiação ou promoção, aceitou o cargo de Bispo de Auxerre por dever de obediência aos superiores que o nomearam.

Morreu em 550. Apenas seis anos depois já lhe erguiam uma igreja em Angers.

Nota: Para os seguidores da Fraternidade Branca (Mestres Ascencionados), santo Albano foi uma das encarnações de Saint Germain. Você pode ler aqui mais sobre o assunto:

"Saint Germain encarnou no século III como Santo Albano, mártir da Igreja Católica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário