sábado, 11 de fevereiro de 2012

Shiva



É um dos deuses da Trindade Hindu (Trimúrti) e simboliza o poder da destruição e da transformação. Os outros dois deuses são: Brahma, o criador, e Vishnu, a força que mantem a criação.
Esses três são manifestações de um único poder, sendo assim inseparáveis.
Shiva (o benévolo, o auspicioso) e conhecido como o “Senhor do tripice tempo” (passado, pressente e futuro). Ele e um ser devorador como Kala (o tempo), mas também misericordioso em todas as suas  ações (Shankar, o doador de felicidade).
Como destruidor da ignorância (avidya), Shiva e representando meditando na neve do monte Kailasa, no Himalaia. Sua imagem e composta por diversos símbolos que representam diversos aspectos da filosofia Hindu.
  • Sua postura simboliza a serenidade, a disciplina (sadhana), o comando do corpo, dos órgãos de percepção e da mente;
  • A brancura da neve representa a mente purificada (satvica), o que e necessário para meditar;
  • Em geral, Shiva aparece com quatro bracos.
Com as duas mãos superiores, sustenta um pequeno tambor (damaru) que representa o som e o fenômeno da Criação.
No outro braço o tridente (trishula) simbolizando não so a destruição do ego, e seus três aspectos de desejo (físicos, emocionais e mentais/intelectuais), mas também a transcendência dos três mundos (Bhur-inferior, o físico; Bhurvah-intermediário, o astral; Swaha-superior, o causal), dos três gunas (sattva, rajas e tamas) e dos três períodos de tempo (passado, presente e futuro).
Com as mãos dos bracos inferiores faz, respectivamente, o gesto de doacao (vara mudra). E com a outra mao o gesto da seguranca (abhaya mudra).
  • No centro de sua teste encontra-se um terceiro olho na vertical, cujo o poder de visão vai alem dos olhos mortais e representa o sentido da eternidade. A visão do ser humano se limita as suas percepções, emoções e pensamentos, mas ao transcender as limitações do corpo, mente e intelecto, reconhece o seu Ser indicado pelo terceiro olho. Segundo a tradição, um olhar desse terceiro olho reduz tudo as cinzas, destruindo toda a ilusão (Maya).
  • Shiva também carrega um pote de água (Kamandalu), que representa a renuncia (Varagya), o ascetismo, o viver com o mínimo necessário.
  • As sementes (Rudraksas) usadas para fazer o Japa mala simbolizam a disciplina da repetição (Japa).
  • O cabelo comprido demonstra o seu poder e todos os tipos de energia concentrados na busca pelo conhecimento. O fato de estar emaranhado representa a austeridade (tapas). Ele ainda leva a deusa Ganga aparado em seus cabelos e em algumas imagens a quinta cabeça de Brahma.
  • O seu corpo coberto de cinzas simboliza a queima da ignorância (avidya) e da ilusão (maya), com seus apegos e desejos.
  • As serpentes enroladas em seus braços como um bracelete e no pescoço como um colar representam o Ego (eu inferior), que para Shiva que venceu o Ego, as serpentes são apenas um adorno.
Ele também se veste com a pele de um tigre. O tigre representa a mente sem disciplina que leva o ser humano a ignorância. Em sua postura meditativa ele esta sentado sobre a cabeça do tigre que esta dominada pelo poder do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário