segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Senda Óctupla



A Nobre Senda Óctupla  é o conjunto de atitudes que levam à extinção completa do sofrimento. Estas atitudes são a sabedoria, a ética e a meditação — os três treinamentos superiores —, que servem respectivamente como antídotos para os três venenos — ignorância, desejo (apego) e ódio ou raiva (aversão).

Oito Caminhos Corretos (Hasshoudou) pregados por Buda que nos levam à extinção do sofrimento.

1) Entendimento correto    
(Shouken)
2) Julgamento correto    
(Shoushi)
3) Palavra correta    
(Shougo)
4) Ação correta    
(Shougou)
5) Modo de vida correto    
(Shoumyou)
6) Esforço correto    
(Shoushoudin)
7) Serenidade correta    
(Shounen)
8 ) A meditação correta    
(Shoudyou)


Explicando cada uma delas:

1) O entendimento correto significa entender cabalmente as quatro nobres verdades, acreditar piamente na lei da causa e efeito e não ser enganado pelas aparências e pelos desejos.

2) O julgamento correto é a resolução de não nutrir desejos, de não ser ganancioso, de não ser irritadiço e de não perpetrar atos nocivos.

3) A palavra correta significa evitar toda e qualquer palavra, tanto escrita como falada, que leve a falsidades, subentender-se inúteis, abusivas e ambíguas.

4) A ação correta significa não destruir vida alguma, tanto racional como irracional, não cometer crimes de espécie alguma, enfim, levar uma vida regrada.

5) O modo de vida correto compreende evitar vivência que compromete a idoneidade do ser humano ou modo de vida que possa envergonhá-lo.

6) O esforço correto é dar o melhor de si, sempre, com diligência, para a realização de boas e nobres ações.

7) Serenidade correta ou atenção correta, implica em manter a mente pura, atenta e serena.

8 ) A meditação correta significa manter a mente sempre correta e tranqüila, procurando, constantemente, compreender a essência dos fatos e das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário